sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Análise 3: Propaganda da Havaianas Wave




A propaganda acima se refere à marca brasileira das sandálias havaianas e, logo de inicio, pelo slogan apresentado nota-se que o publico alvo é o masculino. Analisando o slogan na área da semântica e pragmática: “Sandálias e mulheres, os homens preferem com curvas”.

Na oração podemos observar figuras de similaridade, pois vemos uma figura de alegoria (uma sequência de metáfora que aparentemente não possui relação nenhuma); Em “sandálias e mulheres os homens preferem com curvas” encontra-se uma figura de comparação (aproximação de dois termos que se assemelham), ou seja, compara-se curvas do corpo feminino às curvas do novo modelo da sandália masculina Havaina wave.

O vocábulo “curva” apresenta vários significados semânticos conforme o contexto aplicado, podendo assim afirmar que é uma palavra polissêmica (propriedade que uma mesma palavra tem de apresentar vários significados). "Curva" neste enunciado relaciona-se às curvas das mulheres e ao formado anatômico da sandália, além de relacionar-se com o nome "wave" da marca (onda em inglês). 

Explorando o contexto geral entre as imagens e as elocuções apresentadas observa-se o seguinte: as imagens acima de mulheres, sendo uma delas uma havaiana, que está no canto superior esquerdo, remete ao estado do Havaí, a terra do surf, o que casa com a palavra "wave" (nome do modelo da sandália) do inglês, estabelecendo uma relação entre as ondas do Havaí (que também se relacionam com as curvas), a "onda" de gíria utilizada por surfistas para "moda" e todos estes elementos conectando-se diretamente à marca Havaianas. Além disso, o jogo de cores quentes juntamente com todos estes elementos representam nitidamente a estação verão.

2 comentários: