quinta-feira, 18 de abril de 2013

O Projeto do Trabalho

INTRODUÇÃO

A internet é um dos meios de comunicação mais utilizados como transmissão de informação. Os adolescentes e crianças têm passado cada vez mais tempo conectados ao mundo virtual e lidando com a tecnologia, tornando-se indivíduos mais imediatistas. Por este motivo torna-se desafiador chamar atenção destes jovens à literatura, principalmente a poesia.
Este projeto apresentará meios de divulgar a poetisa lusa Florbela Espanca por meio das redes sociais, em especial os blogs, e se este meio se torna viável para suscitar a curiosidade dos adolescentes e apresentar informações de fácil acesso para o público em foco.

OBJETIVOS

Desenvolver uma relação entre poesia e internet, utilizando várias mídias virtuais para divulgar a obra da autora (Florbela Espanca) de formas diferentes e criativas (como vídeos, imagens, músicas, entre outros).
Objetivamos descrever brevemente se há relevância na introdução da literatura, especialmente da poesia, na vida de um indivíduo e como isto o ajudará em sua vivência.
Procuramos verificar até que ponto é interessante para os internautas a leitura de poemas na internet, com ênfase em blogs, porque acredita-se que estes podem transmitir maior conteúdo de forma rápida, comparado à outras redes sociais.
Identificar a melhor forma de divulgar o blog para aumentar as visualizações das postagens, expandindo o alcance de acesso das publicações para um número maior de internautas.

JUSTIFICATIVA

Sabe-se que a literatura é a arte da palavra. Por meio dela um indivíduo pode conhecer a história de uma determinada sociedade e adquirir informações e conhecimentos significativos para a sua formação. De acordo com Martin Claret (pag. 5), vivemos na “idade da informática” e fazemos parte da cultura da informação, não mais de uma sociedade coletora, agrícola ou industrial.
Temos a internet como um meio eficaz para troca de informações e por isso deve-se atentar para uma boa utilização desta ferramenta, por exemplo, propagar a produção textual. 
 “Vivemos numa época de profundas mudanças. Novas ideias e novos movimentos mudam o mundo quase que diariamente. Essas mudanças vêm a nós através de livros, jornais, cinemas, teatro, filmes, chips de computador, etc. Nesta nova sociedade, quem tiver mais informações, tem maior poder.” (Martin Claret, pag. 5).
Percebe-se a existência de um amplo campo de divulgação de informação, sendo o mais propalado o computador com sua rede virtual. Devido a este fato houve a necessidade de se pesquisar a sua utilidade ou não para a introdução de poemas a internautas.
A cultura mundial acumula, ao longo do tempo, um riquíssimo repertório literário e podemos dizer que este tipo de texto leva o leitor a mundos imaginários. Em geral, a literatura é aplicada como uma disciplina escolar e constatada a sua importância para a cultura e língua de uma sociedade, assim como para a formação de jovens leitores.
A criação de blogs correlacionados pode ser uma boa estratégia de divulgação desse conteúdo, sabendo que as pessoas passam a maior parte do tempo conectadas à rede e têm pouco interesse por leitura de livros literários. Por conseguinte se pensa na associação de internet e literatura.
Há uma possibilidade de reflexão quanto à funcionalidade do blog e se este irá atrair um público razoável, pois se sabe que, em geral, as outras redes sociais são as mais acessadas pelas pessoas. Poderia ser estudada a possibilidade da utilização de ambas, se assim for conveniente, para divulgação de conteúdo.
Justifica-se, portanto, o interesse em utilizar este recurso para incentivar os jovens a ler, especialmente poemas, os quais são pouco lidos pela população.

METODOLOGIA

Será observado quais são os meios virtuais com mais visualizações e que mais atraem o público alvo. Também será analisado se o público cria interesse pela leitura de blogs, por estes conterem, em geral, textos mais extensos e se há um tráfego elevado nestas páginas. Procuraremos entender se o conteúdo da poesia, especialmente de Florbela Espanca, passa a ser de agrado do público.
Para tanto, criaremos um blog com conteúdo a respeito da autora e observaremos como se dão os acessos e o retorno dos leitores. Estudaremos qual o perfil dos leitores: foi possível alcançar os jovens ou o público geral pertence à outra faixa-etária?
Como conteúdo do blog, colocaremos materiais de variadas mídias, para que possamos observar qual é a mais eficaz. Postaremos poemas e a história da autora em textos, imagens, vídeos e músicas. O levantamento de material para postagens será retirado de diversas bibliografias (no caso dos textos).


Nenhum comentário:

Postar um comentário